Espaço para comunicar erros nesta postagem
O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba) acabam de lançar o “Guia rápido de como avaliar, intervir e encaminhar 15 situações de saúde mental na Atenção Primária”. Desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), o material é voltado a profissionais da área e tem por objetivo apoiar na condução de casos comuns, reunindo orientações práticas para o reconhecimento, manejo e encaminhamento de pacientes com diferentes demandas, exemplificando situações enfrentadas no dia a dia.
O guia será uma importante ferramenta de suporte à conduta dos profissionais, bem como irá fortalecer a integração de toda rede de serviço destinada à saúde mental. A publicação é resultado do projeto “Intervenção Educativa em Saúde Mental” realizado em conjunto pela UniFAJ e CISM, que teve como objetivo a capacitação de profissionais da rede de Atenção Básica do município de Jaguariúna. Na ocasião, foram ministradas 18 aulas de forma remota, realizadas uma vez por semana. Todo conteúdo está agora disponível no guia.
Com 82 páginas e organizado por tópicos, o manual aborda de forma sistemática desde quadros frequentes na infância e adolescência, como TDAH e atrasos no desenvolvimento, até condições que afetam adultos, como depressão e uso de substâncias. Com o propósito de multiplicar e democratizar o conhecimento, o guia apresenta de forma prática as 15 situações que mais ocorrem no atendimento primário nas Unidades Básicas de Saúde.
“Os temas abordam desde quadros frequentes na infância e adolescência, como desatenção, irritabilidade e atrasos no desenvolvimento, até condições prevalentes na vida adulta, como depressão, ansiedade e uso de substâncias”, detalha a pesquisadora do CISM e uma das organizadoras do material, a psiquiatra Fernanda Lucia Capitanio Baeza.
“O desenvolvimento deste guia, fruto de um projeto de capacitação realizado aqui mesmo em Jaguariúna, demonstra o impacto direto e positivo de nossa colaboração. Estamos qualificando os profissionais da rede de saúde local para oferecer um cuidado mais humano e eficaz, ao mesmo tempo em que proporcionamos aos nossos alunos e professores um campo fértil para a pesquisa, a inovação e o aprendizado prático. É a academia transbordando seus muros e servindo diretamente à comunidade”, complementa o diretor-geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta.
O material digital pode ser acessado de forma gratuita, fazendo o download no seguinte link: https://mailchi.mp/cism/guiarapido. Ou caso queira a versão para impressão (também gratuita), contate: comunicacao@cism.org.br.
"Muitas vezes, o sofrimento psíquico chega primeiro ao posto de saúde, mascarado de queixa física ou em meio a uma crise aguda. O profissional de saúde da ponta, na Unidade Básica de Saúde, precisa se sentir seguro para agir. Este guia é uma ferramenta de empoderamento para as equipes de saúde. Com a chancela da UniMAX e do CISM, oferecemos um recurso que agiliza o diagnóstico e humaniza o tratamento, garantindo que essas 15 situações de saúde mental sejam manejadas com a dignidade e a técnica que todo paciente merece”, salienta a diretora-geral da UniMAX, professora Luciana Mori.
Confira os 15 tópicos abordados pelo guia:
1. Desatenção e Hiperatividade em Crianças e Adolescentes
2. Atraso do Desenvolvimento e Deficiência Intelectual na infância
3. Transtorno do Espectro Autista (TEA) na infância
4. Irritabilidade na Infância e Adolescência
5. Depressão na Infância e Adolescência
6. Ansiedade na Infância e Adolescência
7. Depressão no Adulto
8. Ansiedade no Adulto
9. Depressão, Ansiedade e Sinais de Gravidade na Gestação e Puerpério
10. Transtorno do Humor Bipolar
11. Sintomas Psicóticos
12. Risco de Suicídio
13. Tabagismo
14. Problemas com o Álcool
15. Insônia
Publicado por:
TV Sol
O Portal de Notícias da TV Sol é uma plataforma jornalística dedicada a trazer notícias de qualidade, com foco em informação precisa e atualizada sobre Indaiatuba com foco em economia, política, tecnologia e tendências no Brasil e no mundo.
Saiba MaisNossas notícias
no celular
Comentários