O Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Marcos da Costa esteve em Indaiatuba na tarde de quarta-feira (14), para a assinatura de convênios com o município.  Um encontro com autoridades aconteceu no Museu da Água com a presença do prefeito Custódio Tavares os secretários José Augusto Rodrigues Gonçalves, de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico; e Wanderley José Boni, de Assistência Social e a deputada estadual Clarice Ganen.

O encontro denominado “Inclusão em Pauta” é uma forma de dialogar com os municípios sobre os recursos de acessibilidade e inclusão oferecidos pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência além de promover políticas públicas voltadas às mais de 26 mil pessoas com deficiência que vivem em Indaiatuba e Hortolândia, por onde o secretário esteve na parte da manhã, segundo dados de 2022 do IBGE.

Foram assinados o convênio para os programas TODAS in-Rede, Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) e o Centro TEA Paulista.

Leia Também:

O programa TODAS in-Rede oferece cursos voltados para mulheres com deficiência, com temas como: trabalho, geração de renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos. Também inclui capacitação para profissionais que atuam nas redes de proteção e atendem mulheres com deficiência vítimas de violência.

Já os PEIs têm o objetivo de apoiar a inclusão do candidato à emprego para aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

O Centro TEA Paulista consiste num equipamento da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), gerido em parceria com a Rede Teia Agir, que tem o objetivo de receber gestores de todo o país para ampliar os conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista, oferecendo suporte multidisciplinar, acolhimento familiar e articulação com políticas públicas de saúde, educação e assistência social.

AUDITÓRIO LOTADO